segunda-feira, 31 de maio de 2010

Carta aberta a Emir Ribeiro


O Brasil é o país da piada pronta - por Tutty Vasques

Nem bem terminei de postar sobre o Gabeira e já tou fazendo outro post! Menino produtivo esse hein?

Indo direto ao assunto, como vocês devem saber, no ano passado eu escrevi uma resenha sobre Velta. Se você não leu, confira aqui. Aí eu falei até do autor dela, Emir Ribeiro, e questionei sua postura quanto a mangás, copiar desenhos alheios etc etc.

Enfim, o Zé Roberto finalmente conseguiu viabilizar o segundo livro dele, o Mil Nomes e um monte de gente do fandom de quadrinhos ficou sabendo - a maioria falando mal Zé com todas as forças... pelas costas, essa postura digna, de adulto!

Aí chegou ao conhecimento do Garra Cinzenta que o livrinho tinha saído e criou na comunidade do HQ em Foco, o tópico HQ além dos balões dá espaço a débil mental !

Neste tópico surgiu ninguém menos que... Emir Ribeiro! O mesmo que eu falei no post do ano passado!

Todo serelepe como sou, corri para postar no tópico, para fazer umas perguntinhas ao mestre. Levando em conta o nível da moderação, ele poderá ser apagado em dois tempos, então vou postar também por aqui - e prometo atualizar esse tópico caso eu consiga uma resposta do homem.

***

Emir Ribeiro!

Olá, sou Kerdied, estagiário de Jornalismo e Assessoria de Imprensa e, no futuro pretendo estar trabalhando com mídia de quadrinhos, gibis, imprensa especializada e cultura pop em geral.

Acompanho de longe o que acontece no ambiente das HQ nacionais e, encontrei um episódio curioso sobre sua pessoa.

É de conhecimento de todos desta comunidade que você e tantos outros membros da CQB apoiaram (e creio eu, que ainda apoiam) categoricamente os textos de Rod Gonzalez, até dando depoimentos nos mesmos, onde o Rod afirmava com todas as letras que Stan Lee era um ladrão, salafrário, que copiava e se apropiava dos quadrinhos brasileiros.

CONTUDO... em um artigo escrito por David Campiti e, você, Emir Ribeiro, encontro a seguinte declaração no final do quarto parágrafo neste link:

http://web.archive.org/web/20061006110314/www.ccqhumor.com.br/artigos-eroticos/hq-velta+e+outros+personagens.htm

Emir fez dois filmes VHS com O Homem de Preto, usando atores amadores, nos anos 1989 e 1993. Todos os personagens criados por Emir Ribeiro foram publicados em tiras diárias, páginas de jornais, e revistas de HQ no Brasil, onde o artista é cognominado pela imprensa como o Stan Lee Brasileiro.


Gostaria que o senhor me respondesse como em um artigo onde o senhor é co-autor, você se permite ser comparado a um "ladrão"?

Em nome de seus fãs e de seus colegas artistas nacionais, Emir Ribeiro, eu lhe pergunto como você apoia (como já vimos na CQB inúmeras vezes) de um lado o Rod voceiferando contra Stan Lee, chamando-o de plagiador de inúmeros trabalhos brasileiros e do outro você permite que David Campiti e a Imprensa compare a Stan Lee, como modelo de sucesso?

A sua atitude não deveria desmentir tal coisa Emir? Você permite que associem seu nome a um "ladrão" quando é bom para você e dá apoio para pisar nesse mesmo indivíduo quando é para propagar suas idéias e as idéias de terceiros?

Isto é uma atitude ética?
Isto é respeito com a inteligência de seus leitores e os da CQB?

Como fica a sua moral com isso?

É esta a mensagem que você, um dos principais membros da CQB, quer passar? De que é correto adaptar seu discurso conforme a sua vontade e a situação, para o seu benefício, e que se dane a cooerência?

Em nome de sua integridade profissional, gostaria que respondesse a todas estas questões.

Grato.
Kerdied
***
EDIT - NOVIDADES DE HOJE 01/06/10:
Em tempo pessoal. Minha carta acima foi apagada pelo Garra Cinzenta, com uma super-educada e articulada resposta:

O Bkzete, usando um nome falso entrou nessa comunidade, mas já tá saindo porta afora com um belo chute na bunda!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Só que o Garra cometeu um erro: eu não sou o BK (O José Roberto Pereira).

Ao que me parece, todos que são contra o pensamento deles só pode ser o BK.

Como o Mephisto do fórum Papo-Reto disse, essa galera deve pensar que TODOS os usuários do fórum devem ser o BK em inúmeras contas fake - ou que existe uma sociedade secreta anti-quadrinhos brasileiros lideradas pelo BK que ajuda a Máfia Estadunidense.

EDIT - NOVIDADES DE HOJE 04/06/10:

Após dois dias sem internet, recolhi novas pérolas do pessoal da HQ em Foco.

O Garra se resumiu a dizer argumentos super-consistentes e verídicos, dentro da mais esculpida linguagem:

Ô Jean, esse BKzete usa centenas de nomes diferentes, mas em todos os nomes falsos ele tem sempre de avacalhar com quadrinho nacional e com o Emirzão Ribeiro, que encabeça a lista de pessoas que ele odeia (ou tem paixão homo enrustida), além do Sérgio Peixoto, Marcelo Cassaro, Denise Akemi, Ota Assunção, e mais muitos outros... Ou seja, malha quem ele tem muita inveja porque teve sucesso onde ele nunca teve.
Em resumo:o cara é doido varrido e de pedra! Um caso único da psiquiatria mundial!

Ou seja, é um homem com toda a razão, com argumentos bem colocados e expressados - como podemos saber pela sua justa e razoável atitude que vocês viram acima.

Contudo, o Jesse Valão, novamente usou meu nome para dizer calúnias:

Garra, o novo fake do BKzete é um tal "."
Mas, tem outros tipo "Lancastrado", "Adriano Bórgia", "Fernando Inhoque", "Gabriela Escariotes", "Farofa de Macumba", "Alma de (Palh)Aço", Lúcio Raposa", "Quibofe True", "Black Kamen Rabo", "Sheira Ku", "Lionel Bichia", "Vulto Pavão Misterioso", e mais uma porrada de outros.
Mas ele tem também uma gangue de moleques nerds malucos desses vidrados em videogames e anime, um tal de Baú de Bobos... ops... Baú de Jogos. São só uns 4 caras que idolatram o BKzete, e também usam centenas de nomes falsos e fakes de montão só prá avacalhar com os "inimigos" do ídolo deles.
Só são machões escondidos atrás de um computador, porque na rua, se cagam de medo e correm mais do que gazela fugindo de leopardo.

Eu acho muito engraçado esse comportamento, porque o camarada afirma com vemêencia que EU sou o BK, como se ele estivesse do lado do homem, no momento que ele produziu o "fake".

Só que ele e o Garra se enganaram feio.
Eu sou eu, BK é o BK.

E o resto daquela comunidade, que acredite nas mentiras que indivíduos como esse saem contando por aí.

Quanto a mim, vou apenas espiar a comunidade para ver essas piadas em forma física postando coisas super-inteligentes como mais um post do Garra:

E é mesmo, Chicão. Contam por aí que ele foi pego pela outra peça boa, o Sidão, mas se mijou todo antes de levar a primeira porrada, e começaram a gargalhar dele e o vagaba aproveitou e fugiu correndo mais que viadinho fugindo de leão.
Ele também morria de medo do Marconi Lapada que ficou uns meses de butuca na casa dele, esperando ele sair prá encher a cara dele de porrada. O BKzete ficou meses sem sair de casa. Outro dia, o Marconi desafiou ele a resolverem o caso no braço no marco 0 da Praça da Sé, e o vagaba não apareceu. O Lapada levou a turma dele com filmadoras prá filmar o BKzete apanhando e postar na net, mas, deu em merda porque o covardão não deu as caras.
Contam também que num evento na Av Paulista, ele ficou cara a cara com o Emir Ribeiro, mas o cara não sabia como era o focinho do BKzete e por isso não reconheceu o vagaba... e o BKzete ainda pediu autógrafo do Emir e se fez de fã dele, e não teve coragem de dizer nenhuma daquelas avacalhações que ele posta na net!
BKzete só é macha atrás de um computador!

Aos loucos só podemos esperar loucura!

8 comentários:

  1. Triste.
    Mas é como dizem, tem gente que vive de mentiras.
    Esse povo aí gosta das mentiras do Emir.
    Quero ver quando o Emir morrer o que eles vão fazer da vida deles!
    Abraços, Leo!

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente vão fazer o que já fazem com o Colonese... Vão fazer elogios, homenagens... Mas depois vão pegar a obra (Blerg...) dele e usar em suas próprias revistas.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma teoria.

    Mentiras, falsidades, hipocrisias, mesquinhez, rancor, egoísmo... tudo isso gera mácula.

    A mácula seria uma mancha negra na alma, corruptora que vai tomando conta pouco a pouco, quando o indivíduo acumula mais e mais mácula.

    E a mácula exala uma negatividade que vai afetando todos a seu redor, como um fumante passivo ao lado de um ativo.

    Só que o corpo não aguenta tanta mácula. E muito menos o espírito.

    Daí vemos os editores doentes, trêmulos, com problemas cardíacos, com problemas familiares sérios, mentem descaradamente sem nem perceber que mentem e acreditam nas mentiras - o corpo, a alma, a mente e os seres ao redor não aguentam tanta mácula.

    No final só resta o ostracismo, o esquecimento e o cemitério.

    Disso ninguém escapa.

    E se eles não mudarem, só vão deixar toda essa carga negativa quando morrerem.

    Porra, é esse o preço do "sucesso"?

    Vale a pena ganhar prêmios fajutos de HQ Mix, Bigorna, Omelete e ter seu saco puxado por uma cambada de interesseiros?

    Tá louco né?

    Mas tem gente que acha que vale a pena fazer pacto Faustiano... quem sou eu para discutir?

    ResponderExcluir
  4. *aponta pra cima* Mandou o papo reto.

    ResponderExcluir
  5. "Mas tem gente que acha que vale a pena fazer pacto Faustiano... quem sou eu para discutir?"

    Eu que não discuto mesmo!

    Tem louco pra tudo... O unico problema (Que não me permite ignora-los)é que com a loucura deles eles estragam a chance de muita gente que quer fazer e tem como fazer algo que presta

    ResponderExcluir
  6. De fato Mephisto, de fato...

    Esse povo contamina a todos com suas mentiras, imaturidades e bolor mental.

    E quem quer trabalhar sério se fode.
    Como nós.

    O justo paga por mil pecadores - e fica por isso mesmo, tá tudo certo, tudo bem, tudo correto, pessoas tem sonhos que são afogados pela groselhada... é uma merda cara! Uma merda!

    Mas eu ainda acho que tem como melhorar. Se eu não acreditar que um dia PODE melhorar eu enlouqueço de vez!

    ResponderExcluir
  7. Esses caras são doidos mesmo! Onde o BK disse que tinha inveja do Ota? Na verdade, o Ota era um dos RAROS quadrinhistas que o BK respeitava! Agora aqueles outros coitados citados? Pfft! Quem em sã consciência vai respeitar esses cidadãos que nem sequer dão a cara a tapa e se submetem às críticas, algo intrínseco, necessário e indispensável ao artista ou criador de personagens que queira evoluir? O Fracassaro regrediu em sua carreira e virou um capacho do Mauricio de Sousa, tanto quanto o Sidão! A Denise Akemi nunca mais ousou tocar na sua revista Tsunami! O Peixoxoto...eca! Como disse o Kamen Rider, a HQ nacional não merecia ter gente assim!

    ResponderExcluir
  8. Esse Marconi Lapada é só papo furado! Se ele ao menos agisse pelo defunto quadrinho nacional...mas pra que lutar pelo que está morto? É isso o que esses fracassados são: defendem uma coisa morta, velha, ultrapassada! Uma coisa que precisa de um Alan Moore nacional que queime essa bosta a fim de fazer renascer algo novo e completamente diferente! Mas não! São fracassados que cultuam coisas velhas e mofadas e ainda querem que os outros aceitem isso como a verdade suprema e inquestionável!!!

    ResponderExcluir